terça-feira, 14 de outubro de 2008

MINEIRIDADE

Um dia em uma aula, um colega comentou que o sufixo "-idade" significava "idéia" ou "idealização" de algo e que toda palavra que termina com ele indica um idealização que se faz ou se busca.

Daí, quando fui pra BH mais uma vez neste último fim de semana comecei a pensar em como "ser mineiro" mais do qualquer outra coisa é um estado de espírito.

Até eu que não uma mineira original(pra quem não sabe, nasci no Rio, apesar de criada na cidade do ET - Varginha, sul de Minas), não resisto e só de entrar no bus pra Minas o sotaque já se "encaipira" todinho... impressionante!!

Tá... essa viajada que eu dei em nada tem a ver diretamente com música, clipes e os nossos assuntos corriqueiros aqui, mas nessa levada comecei a pensar nas bandas mineiras de pop rock, tipo Skank, Jota Quest... das quais gosto muito pouco, pra não dizer que não gosto nadinha... hehe


Não gosto em primero lugar pelo estilo em si, que acho meio igual a todo o resto que se faz no país: uma banda de uns cinco caras que tocam... Quase uns Beatles(eu sei que eles eram 4!!)...


No caso de Skank é um "mamãe eu queria ter nasciso em Liverpool e ter sido amigo de Paul e John"... Será que ainda é possível suportar o som desses caras????


Uns clipes até bacaninhas, viajantes como algumas das músicas... Vide "Vou Deixar" hit de 2005, quando era tema da novela "Da Cor Do Pecado".


Mas a fase legal mesmo era aquela de "Resposta"... Nem gosto tanto dessa música, mas pelo menos ela é mas "tranquila" e não fica na viagem de pseudo-experimentação...


Porque depois, com "Garota Nacional" o treco desandou... Chega a dar tristeza, o pior é pensar que na época eu gostava e junto com minha irmã cismamos de comprar o CD, que hoje está BH bem longe de mim(graças a Deus!!)... Eu chego a considerar "Garota Nacional" para o Skank, como "Anna Júlia" para Los Hermanos: aquela música que provoca projeção nacional, mas que não é nem um pouco do que o grupo relamente pode mostrar...


Mas o pior mesmo é o Flausino e sua banda de Alfenas, sul de Minas, sô!!!

Ele e seu jeitão "eu gosto de tirar onda tremendo a minha voOoOOOOoooz"... putz... me enerva!!!!!! Ninguém merece... Umas músicas nada a ver, aí de vez enquando lançam algo bacana...

Tipo "Até Onde Vai?", "Do Seu Lado"...

Enfim, essas bandas mineiras, que tem uma idealização do que é ser mineiro um pouco distorcida... Elas nunca fzeram parte do meu cardápio musical... Prefiro o Clube da Esquina... Acho que tem mais o "jeitin minero de sê... calmin, tranquilin... e poético..."

Beijocas Clipestésicas, Com Gostinho de Docim di Leite, Goiabada e Pão de Quej...

P.S.: UM POST SEM CAIXA ALTA, A NÃO SER AGORA, SEM MUITAS EXCLAMAÇÕES E BASTANTE COMEDIDO... QUE TAL?!?!

20 comentários:

Rodrigo disse...

caramba... acho que pela primeira vez vou concordar integralmente com a Patrícia, e como se não bastasse, sem caixa alta e exclamações!

medo, muito medo...

Michel Rhapsody disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

hahahahahaha

nossa... esse post eu fiz pq tava sem assunto e Minas pousou em mim neste ultimo fds...

não imaginei q a repercussão seria tão boa... há mto tmpo q Mic não concordava comigo ou pelo menos não me criticava ou corrigia... haha

precisa ter medo não, Rodrigo... é q estou aprendendo a ser uma pessoa mais comedida... hehe

o Skank fica fazendo umas coisas meio lokas nas músicas... e teve um CD deles, o de "Vou Deixar" q eles declararam q tinha uma livre inspiração em alguns trabalhos dos Beatles...

CLUBE DA ESQUINA RULES!!!!!!!!!!!!! - ih... esqueci... haha de vez enquando ainda terei umas recaídas...

@marceloHML disse...

Gosto muito do Skank e um pouco de algumas músicas antigas do Jota Quest. De uns 4 anos pra cá, eles só me fazem detestar a banda. O último CD que eu gostei foi o MTV Ao vivo.

Também gosto do Clube da Esquina, mas a proposta é completamente diferente. Não dá pra comparar...

Patrícia, adorei o post! :D

beijo

Ari Holzbach disse...

ADORO SKANK.

eles têm um estilo e pronto. uma das poucas bandas de BRock atual que têm letras autorais, metafórias e que conseguem ir além do simplorio "te amo/preciso de vc" e coisas do tipo.
o som não tem como proposta ser experimental. como mic disse, é um pop/rock tranquilo.
acho muito complicado detonar bandas nacionais quando veneramos centenas de bandas internacionais que têm, no minino, letras muito mais simples, sonorização mais "tudo igual"... e a mesma quantidade de caras tocando.
o disco que mais respeito, "calango" tem umas rimas incriveis e influencias de varios estilos brasileiros, como o repente.
e ainda por cima, já ouvi alguns comentarios de gente informada que afirmam que o Skank é uma das poucas bandas que produzem e fazem shows sem encostar em qualquer tipo de drogas.

claro que as pessoas têm gostos diferentes e tem todo direito de não curtirem a musica. mas daí a simplesmente falar mal... acho complicadssimo.

By the way, ADOREI o novo estilo do texto! limpo e otimo de ler.

Michel Rhapsody disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ari Holzbach disse...

isso michel!!

Unknown disse...

mas eu denegri a imagem de alguém?! se ficou parecendo, não foi a intenção... só qria dizer q não gosto apesar de eles serem qse endeusados e tidos como "música mineira de qualidade", o q obviamente não concordo...

eu não falei nd pra ofender, como fizeram comigo nesses comentários: https://www.blogger.com/comment.g?blogID=2699281275442084875&postID=1954073789191097818&isPopup=true

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ari Holzbach disse...

Paty,

não fique triste ou se sinta vítima com comentários grossos... infelizmente, quando a gente resolve mostrar nossas opiniões ao mundo, estamos sujeitos a todo tipo de crítica.

Talvez você não quis ofender a banda Skank em si, apenas dizer que não gosta e pronto. Só que existe muita diferença entre não gostar e afirmar categoricamente que eles são ruins e não têm qualidade. Por exemplo: eu detesto Ira, mas jamais falaria mal da banda. Conheço o mérito deles e respeito. Mas não gosto da música, da voz... mas nunca afirmaria que a música não tem qualidade ou que eles são péssimos. Digo o mesmo de Marcelo D2 e muitos outros artistas. Eles têm seu mérito e devemos conhecer, já que queremos entender de música. Mas não somos obrigados a curtir o som. Essa é a questão.

Unknown disse...

É... concordo com vc em tds os sentidos!! mas continuo não achando q tenha afirmado "categoricamente" q eles são ruins...

tipo... é simplesmente a minha humilde e obtusa opinião q num serve pra p**** nenhuma e nesses casos nem deve ser levada em consideração, já q eu nunca gosto do q td mundo gosta...

eu não me senti ofendida por esses comentários q estão no alto nível de sempre... achei desnecesário no post q coloquei acima...

Ari Holzbach disse...

rsrsrs ok...

mas hj em dia, não gostar de BRock tá na moda... quase ninguém gosta.

Michel Rhapsody disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

hahahahahaha

engraçadinho vc...

td mundo(ou qse) gosta de funk, eu não

td mundo gosta de Beatles, eu qse não gosto

td mundo gosta de Roberto Carlos, eu não!!!!!!!!!!!!

e poe aí vai...

Ari Holzbach disse...

funk??? só se o mundo for no rio...
roberto carlos? vc fala de qual faixa etária???

Michel Rhapsody disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ari Holzbach disse...

Mic,

concordo com tudinho que vc disse, só adicionando uma coisa: entre os 100% que gostam de funk, está Marcelo, né Marcelo?? ;-)

Aliás. cadê ele??

Unknown disse...

tb gosto das letras do RC... mó românticas.. tanto q às vezes me deixam meio mal... mas as melodias... poxa... é td qse igual... a maioria só reconheço qdo começa a cantar... hehe

qto ao funk... bem... em Minas a galera tb adora... já tm vários bailes e tds frequentados pela classe média e alta... assim como aki no Rio tb... o funk já desceu do morro faz tmpo, gente!!!!!!

e a minha mania de generalizar é pq é divertido!!! cria + polêmica... td mundo fica discutindo os critérios...

ADORO DISCUSSÕES BOBAS!!!!!!!!!!! HAHAHAHAHAHAHAHA

DISCUSSÕES BOBAS, Q NÃO OFENDAM, MAGOEM... COMO AS NOSSAS AKI... HEHE

Ari Holzbach disse...

"ADORO DISCUSSÕES BOBAS!!!!!!!!!!! HAHAHAHAHAHAHAHA

DISCUSSÕES BOBAS, Q NÃO OFENDAM, MAGOEM... COMO AS NOSSAS AKI... HEHE"

2 votos!

@marceloHML disse...

concordo com tudinho que vc disse, só adicionando uma coisa: entre os 100% que gostam de funk, está Marcelo, né Marcelo?? ;-)

Aliás. cadê ele??




Estou aqui curtindo um bate estaca! HEUEHU

Eu adoro Funk, meus amigos adoram funk, todos adoramos Funk! Viva o Funk! Viva Mr. Catra! Viva Gaiola das Popozudas!