Pra quem não sabe, existe um projeto de lei no Congresso para transformar o Funk oficialmente em patrimônio cultural brasileiro.
Há alguns meses participei de uma palestra em que o tema era "Movimento Funk Não É Baixaria", no qual os palestrantes eram alguns dos que fazem parte da grupo que fez essa proposta.
Na palestra, todo mundo quieto... Mas na aula no dia seguinte, a professora fez uma pergunta interessante: "Pra que isso?!"
"Porque o funk é discriminado"
"Porque precisamos ter formas legais (dentro da lei) de produzir nossas músicas e eventos"
"Porque o funk também tem conteúdo, protestos etc."
Essas foram algumas das respostas dadas pelos palestrantes. No entanto, nenhuma delas convenceu Margareth (doutora em Antropologia).
Segundo ela, o funk é uma manifestação cultural sim, não é preciso nenhuma lei para dizer isso! - parece óbvio, mas aí a gente entra em uma série de discussões (que eu quero deixar pros comentários, que tal?! hoho).
Pois então, esse projeto de lei anda sendo notícia na mídia internacional e lá também gera polêmica! Pelos mesmos motivos de sempre, há quem concorde, há quem ache um absurdo... (conclamo a defensora dos frascos e comprimidos, Ari, pra defender a causa!!)
Segundo o relator do projeto, ele deve ser aprovado até o fim deste ano... M-E-D-O!!
Eu pessoalmente, creio que com o funk ocorrerá algo semelhante ao que ocorreu com o samba. Quando surgiu era coisa de vagabundo, bandido etc. etc. etc., hoje é considerado não só cultura da mais alta estirpe, como é um dos grandes símbolos do Brasil internacionalmente. É tudo uma questão de tempo...
Um dos meus funks preferidos (tá... eu não gosto de funk, mas de tanto ouvir, a algum acaba se "apegando"...):
"Vem kikando e mexendo o ombrinho..." haha - acho muito divertido, principalmente pelo jeito que os caras dançam!!
Beijocas Clipestésicas!!
The Flaming Lips - Powerless
Há 14 anos
6 comentários:
Que mané subir a letra, gente?
Deixa eles se expressarem como quiserem.
Não sou a favor de que tornem nada patrimônio, já que tudo é cultura popular. Cordel é patrimônio? Calypso é patrimônio?
Eu não acho que o funk é uma coisa que tenha que ser exaltada. E nem acho que só por mudar a letra o comportamento das menininhas vai mudar, já que a realidade em que elas tão inseridas é bem "hardcore" nesse sentido.
Funk não é música pra criança. Quando a gente vê algum funk "infantil", logo vê que não foi feito pelo pessoal de "comunidade", mas por alguém tentando comercializar a imagem do funk.
... eu não gosto de samba, hehe.
Ai gente, por que tudo no mundo tem que ser legitimado??? projetos de leis não vão fazer do funk algo diferente do que ele é... mais ou menos valorizado.
concordo com marcelo: é tudo cultura popular!!!
1- CULTURA POPULAR SIM!! e não é através de lei q as pessoas fora do "contexto" do funk passarão a encará-lo de outra forma...
2- ADORO SAMBA, MPB E BOSSA NOVA!!!!!
3- "Quando a gente vê algum funk 'infantil', logo vê que não foi feito pelo pessoal de 'comunidade', mas por alguém tentando comercializar a imagem do funk." - LEMBREI DO FUNK DO XIXI DA IVETE SANGALO!!! Q COISA MAIS RIDÍCULAAAA HAHAHAHAHAHAHAHAHA
4- tá bom q funk não é coisa de criança, mas principalmente pras da favela, da qual ele faz parte do cotidiano, é inevitável q essas crianças da favela ouçam, gostem, cantem, dancem etc. o funk...
Postar um comentário